Um Momento de Reflexão por STP - Um espaço ao dispor de todos os amigos de STP

quarta-feira, maio 24, 2006

Único avião da Air São Tomé despenhou-se no mar


2006-05-24 15:01:10

Quatro pessoas seguiam a bordo do aparelho. O único avião de que dispõe a transportadora aérea Air São Tomé, de São Tomé e Príncipe, caiu na noite desta terça-feira no mar, quando transportava quatro tripulantes, não havendo informação de sobreviventes deste acidente.

O acidente deu-se por volta das 18h22, depois de ter efectuado um voo comercial para Libreville e outro para a ilha irmã do Príncipe. O aparelho de marca Twin Otter com capacidade para 12 passageiros caiu no mar e está mergulhado a cerca de duas milhas da costa, bem perto do Ilhéu das Cabras. No aparelho encontravam-se quatro ocupantes, entre eles um instrutor de nacionalidade gabonesa, Camille Malekou, nascido em 8 de Março de 1960, um aviador recém-formado, Osvaldo Metzger, e dois ocupantes. Segundo a informação recolhida pelo Jornal.st., não há sobreviventes e a causa do acidente é ainda desconhecida.«No avião encontravam-se quatro ocupantes e tratava-se de um voo técnico de instrução em que deveriam estar apenas dois passageiros», disse o ministro das Infra-estruturas e Obras Publicas do arquipélago, Delfim Neves. «Estamos a investigar como é que estes ocupantes estavam a bordo», assegurou.«Quanto aos procedimentos técnicos e inquéritos que se deve fazer para se apurar a causa do acidente, o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), a Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea (ENASA) e a própria Air São Tomé vão pedir apoios internacionais para resgate dos corpos», acrescentou o governante, lembrando que «até agora só se conseguiu resgatar um corpo».No que se refere ao apoio a dar às famílias das vítimas, Delfim Neves declarou que a questão «vai ser equacionada».

«O Governo está preocupado com esta situação e irá tomar uma decisão», referiu, desejando à família enlutada, em nome do Executivo, «as mais profundas condolências».Comentando a presença no voo de treino de pessoas consideradas «estranhas», o ministro conclui tratar-se de «uma questão técnica que a Aviação Civil e a direcção da Empresa Air São Tomé irão saber como lidar».«É estranho essa presença e essas pessoas não estão autorizadas a estar o bordo. A pessoa que poderia assumir essa responsabilidade também faleceu, daí que cabe à empresa lidar com a matéria.

Agora a nossa preocupação está centrada na busca dos corpos», afirmou Delfim Neves.«Até este momento não conhecemos as causas» do acidente, disse também o director da Air São Tomé, Alcino Pinto. «Ontem era o penúltimo dia do programa que o piloto iria cumprir e estava particularmente a cumprir um programa concernente a aterragens nocturnas», precisou, acrescentando que este, acompanhado do seu instrutor, deveria efectuar cinco aterragens. «Tinha já feito duas e não conseguiu realizar a terceira», porque o avião despenhou-se», referiu o mesmo responsável.«Esperemos que os órgãos competentes responsáveis pela investigação do caso continuem a recolher informações. Estou convencido que iremos conhecer as causas efectivas do acidente e lamentamos a perdas humanas», Alcino Pinto que também endereçou condolência às famílias das vítimas.«Aproveito para agradecer a todos aqueles que deram apoio, visto que as condições de busca e salvamento são extremamente difíceis e nós conseguimos obter uma ampla colaboração de cidadãos anónimos e das Forças Armadas através da sua componente marinha, em particular aos pescadores da Praia Cruz.

A busca continua sem grande sucesso até este momento», concluiu o director da Air São Tomé.O avião tem seguro e o seu contrato é válido até ao dia 17 de Agosto deste ano.O acidente acontece uma semana e pouco depois do piloto Armindo Graça, também presidente do Partido de Renovação Democrática (PRD), ter enviado ao ministro das Obras Públicas e Infra-estruturas uma carta aberta à Air São Tomé, com cópias aos órgãos de soberania, presidente do Governo Regional, comunicação social e embaixador de Portugal no arquipélago, a denunciar múltiplas situações «anómalas» e o perigo que os passageiros e os pilotos podem estar a correr viajando neste Twin Otter, aparelho que já opera há cerca de 15 anos.

Trata-se de uma aparelho que Portugal ofereceu à transportadora são-tomense para funcionar durante um período experimental de três meses, no quadro da sua participação no capital social da Air São Tomé.Segundo Armindo Graça, a resposta que teve da empresa foram «27 dias de corte de salário, sem mais nem menos».

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5 Comments:

  • Uma vergonha!!! Mas como grande parte do que se passa em São Tomé e Príncipe, esta será mais uma coisa a cair no esquecimento e a deixar impune quem tem responsabilidades no caso.
    Carla Silva

    By Anonymous Anónimo, at 24 maio, 2006 23:42  

  • Meus sinceros pêsames a família enlutada.

    Pois Sr. mestre das obras públicas, digo, Sr. Ministro das infras-estruturas e das Obras Públicas, perante esta infeliz realidade, resta-me desejar-lhe boa saída! Isto porque, num país sério só tem essa e única alternativa - demitir-se. Por isso exijo a sua demissão para o bem do Estado e do País. É essa a regra num país sério, num Estado de Direito Democrático. A situação é mais gravosa quando há e havia uma carta de um respeitado cidadão, piloto Armindo Graça, cumprindo o seu papel como cidadão, ou se quiser, no exercício da sua cidadania denuncia irregularidades e ninguém como é hábito em diferentes governos e Presidentes da República deste país (STP) age ou reagi. É que sofrem de dois males graves Autismo e Daltónica política. Estou ansioso na explicação da TAP. Piloto Armindo Graça continue cumprindo o seu papel de cidadão livre.

    By Blogger Mário Gomes Bandeira, at 25 maio, 2006 00:03  

  • Antes de mais presto os devidos pêsames aos familiares e amigos das vítimas envolvidas no acidente.
    Sr. Delfim Neves afinal o que é importante esclarecer aqui? Saber como é que 2 ocupantes aparecem a bordo ou saber o motivo da queda do avião? Afinal 4 vidas contam menos que 2? Não percebo como é que em vez de estar preocupado com as causas está mais preocupado com o número de ocupantes do aparelho em questão.
    Outra coisa que não percebo, como é que depois de ter sido avisado através de carta aberta sobre os perigos associados a este VELHO aparelho nada fez… Bem se calhar essa eu percebo, é a velha política do DEIXA ANDAR! Pois desta vez o deixa andar trouxe resultados e do meu ponto de vista não foram bons, muito pelo contrário... Gostaria de ver a sua cara a dar uma explicação capaz aos familiares das vítimas, espero que seja uma cara coberta de VERGONHA! Não fosse o Sr. Ministro das Infra-estruturas e Obras Públicas do arquipélago e como tal responsável em última instância.

    By Anonymous Anónimo, at 25 maio, 2006 00:06  

  • Caro Mario" tio":
    Queria antes de mais felicita-lo pelo excelente trabalho que tem feito em pro do povo santomense.
    Também queria aqui expresar os meus pessâmes aos entes queridos dos ocupantes da avioneta
    santomense que se despenhou no passado dia 23 de Maio.Como tudo em São Tomé, acho que este inquerito instaurado não vai passar de mais uma ficção e divertimento dos politicos, que não respeitam o sofrimento dos outros.
    Como santomense que sou sinto-me bastante triste constactar que nos os santomenses somos incapazes de de resolver um problema interno tão simples como apurar as causas do acidente.
    Sinto-me na obrigação de manifestar o enorme desalento que sinto pela palhaçada que se tormou o meu pais. Agradeço muito ao senhor Mario Bandeira pela opturnidade que me despões para manifestar toda a designação e revolta que sinto pelo sucedido

    By Anonymous Anónimo, at 26 maio, 2006 11:56  

  • Ola Mario
    Tenho estado a seguir o desenrolar desta noticia mas ate agora parece que mais uma vez (como quase tudo em STP)a culpa vai morrer solteira.
    Tens alguma novidade sobre o assunto?

    By Anonymous Anónimo, at 12 junho, 2006 15:31  

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