Um Momento de Reflexão por STP - Um espaço ao dispor de todos os amigos de STP

segunda-feira, maio 08, 2006

Sãotomense, Petróleo, Falácia Genética vs Argumentum ad Hominem!

É recorrente em mim, questionar se é certo e merecedor que, cada vez que falamos da trapalhada petróleo de STP consagrarmos a nossa atenção no envolvimento com um dos países mais corrupto da África e do Mundo (Nigéria), nos aspectos mais ou menos consensuais da lei, lugares que cada político sãotomense ocupa e ocupará neste e similares ligados ao petróleo. Tenho sido relativamente atónito com crenças de alguns de nós sãotomenses quando argumentam que, nenhum país do mundo “hoje em dia”, verá outros aspectos, por sinal calamitosos, afirmam eles, que poderão por em causa a sobrevivência e mesmo a existência de um povo. Porque o interessante e terminante é o aspecto económico e a lei que o contorna. Todo o discurso corre para o mesmo caminho – poder pessoal e dinheiro. A questão do petróleo é demasiado séria e complexa para facilitarmos a discussão na lei, dinheiro e poder. Grande parte dos agentes ligados ao petróleo como por exemplo, deputados, os da Agência Nacional, juristas, políticos, jornalistas e, o próprio Presidente da República que fez do petróleo a sua razão de ser Chefe de Estado e outros parecem-me não estarem preparados para tratar a natureza científica do processo. Pois, fazem das verdades que são historicamente transitórias verdades absolutas e, dos estudiosos, organizações que são pela transparência da coisa pública e cientistas, a imagem positiva do herói. É ao que se chama fonte da informação. Explico-me: se a origem da ideia é de uma pessoa com autoridade como Jesus Cristo ou Einstein, então a ideia é sustentada contra uma contrária que não provem de uma fonte célebre ou prestigiada. Ora, a “verdade” ou “falsidade” de uma ideia/crença/asserção deve sustentar-se independentemente de quem a aceita ou a rejeita. Da mesma forma, não depende do número de pessoas que a partilham. Devemos sim, examinar o carácter dos argumentos, não o carácter da pessoa que argumenta. Alias, é esta a forma extensiva que nós os sãotomenses procedemos ou melhor, protestamos. Quer dizer, pela falácia genética e argumentum ad hominem. Falácia genética é o tipo de raciocínio que explica algo mediante uma descrição do processo que este algo seguiu para chegar ao estado em que se encontra e que se pretende justamente explicar; ou ainda, é supor que, porque uma teoria/asserção/ideia/crença tem origem repreensível, logo, ela fica desacreditada. E, argumentum ad hominem consiste no argumento contra a pessoa que apresenta uma ideia/crença/asserção e não contra a própria ideia/asserção/crença/teoria – Somos Sãotomenses!

Google

4 Comments:

  • Olá Dr Mário!
    Muitos parabéns pela sua iniciativa e privilégio de ter uma página na net! Onde pode mais uma vez expor e expressar vivamente os seus pensamentos e as suas ideias reinvindicativas! O seu blog tem tido imensos visitantes! Parabéns por isso! Quero crer e espero sinceramente que as suas ideias e os seus "gritos de alerta" sejam partilhados por todos , senão a maioria dos saotomenses espalhados pelo mundo!
    Caros Saotomenses!
    53,8% da vossa população vive em situação de POBREZA! É inadmissivel em pleno séc XXI! Num país tão rico em PETRÓLEO!
    Não se deixem envolver pela apatia! Aproveitem a oportunidade de se expressar e trocar ideias entre vós em prol do desenvolvimento social, económico,político e cultural do vosso País!Não sejam apenas como S.TOMÉ(ver para crer);não se limitem a ver! partam unidos para a acção de luta,mudança,estabilidade e mais igualdade social, no País que vos viu nascer!
    Não sejam PRINCIPES DO NADA!
    Mais uma vez os meus cumprimentos e muito sucesso!

    By Anonymous Anónimo, at 09 maio, 2006 00:06  

  • Meus amigos,
    Fico agradecido pelos comentários. Como disse este espaço é mesmo aberto e livre.
    Muito obrigado e espero masis comentários

    By Blogger Mário Gomes Bandeira, at 09 maio, 2006 00:42  

  • This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
    »

    By Anonymous Anónimo, at 17 maio, 2006 03:58  

  • Great site loved it alot, will come back and visit again.
    »

    By Anonymous Anónimo, at 17 maio, 2006 04:06  

Enviar um comentário

<< Home