Um Momento de Reflexão por STP - Um espaço ao dispor de todos os amigos de STP

terça-feira, julho 11, 2006

Carta dos estudantes saotomenses no Brasil

Bom dia professora Mirza,
Eu sou Edson Tiny das Neves, estudante convénio, de São Tomé e Príncipe, na Universidade Federal da Bahia(UFBA). Participei no ano anterior do Encontro Nacional de Estudantes Convénios realizado em João Pessoa-PB.Vim por este meio lhe pedir um favor muito especial, gostaria que a Professora entrasse em contacto com o Ministério de Educação de São Tomé e Príncipe à fim de pressionar a titular da pasta porque nós estudantes já estamos há 7 meses com a bolsa de estudo em atraso, ou seja, ainda não nos pagaram a bolsa deste ano. È difícil estudar nessas condições temos despesas a serem pagas(...).

Para o Governo Santomense nos reduzir a bolsa foi em 1 semana mas para nos enviar estão criando dificuldades lamentável essa situação Professora. Como estão devendo os 7 meses, certamente que se enviarem somente nos pagarão 3 meses, e iremos continuar na mesma. Professora, sinceramente nós iremos fazer greve, não iremos para faculdade se o Governo Santomense não nos pagar a bolsa até o final desse mês. Já não temos o que comer.
Atenciosamente,
Edson Sacramento Tiny das Neves-UFBA
Abdulazis Bandeira Cravid-UFV
Aline Capela Fernandes de Castro-UFPA
Balduino da Conceição Neto Pereira-UFF
Clélia Eleyde Ramos Pires-UFPE
Daniel Amador da Cunha Pires-UFSE
Diderot Lineu Nascimento-UEG
Didier Gomes Mercês Lima-UFPA
Gelsa Marila Carvalho Vera Cruz-UFPE
Idilnete Maria Varela da Gloria-UFPA
Isenane Makeba de Sousa Baia-UFES
Jeudger Lima do Nascimento-UFPA
Mauro de Ceita Luis-UFAL
Naylton Omair Vera Cruz Cunha-UFPA
Neyla Fernandes Ramos-UFPA
Sónia Carmen da Mata D'Apresentação-PUC-CAMP
Suzine Mariana Luis de Sousa-UCG
Wanildo Menezes D'Alva dos Santos-EFES
Wilder da Vera Cruz Viegas-UNB

*****************************
Caros colegas,
Depois de ter feito uma pesquisa através de fontes seguras tive a infeliz informação de que a proposta para abaixar a bolsa é verídica. Essa proposta veio por parte da ministra das finanças e vai ser analisada brevemente no conselho de ministro. Podem crer que considero essa ideia muito para o lado extremista, querem nos fazer pagar por um erro que não partiu da nossa parte, não somos culpados da má gestão do governo anterior na política de bolsas de estudo. Se eles não souberam gerir as coisas como deviam ser e evitar a vinda para aqui de alunos sem garantia de bolsa não somos nós que vamos pagar por isso. Soluções muito radicais nunca foram nem serão melhores formas de se resolver qualquer problema, mas sim acabam por vezes complicando mais as coisas. Digo isto porque penso que se for mesmo adoptada essa solução pode até inicialmente resolver o problema dos estudantes, mas e depois?? Como que nós iremos suportar viver com uma bolsa desse valor?

O atraso do envio da mesma continuara existindo esse é o nosso destino, por isso, se a gente já tem problemas para se virar com esses 400 dólares como que iremos suportar com apenas 250? Tornar-se-ia insuportável a nossa subsistência por aqui, o que consequentemente afectaria fortemente os nossos estudos. A situação actual económico-financeira do Brasil já é outra, o dólar já não tem tanto peso como no passado e a tendência é cair a cada dia que passa. É errado e contra a lei num pais democrático, pois houve um acordo sobre o valor da nossa bolsa na altura em que estávamos vindo para aqui, e abaixa-la seria um ultraje, é igual a quebra de um contrato tem de ser feita quando há consentimento de ambas as partes e quando não há é problema certo .

Os gastos da nossa vinda estavam dentro do orçamento de estado. Porquê somente nós estudantes no Brasil que temos que ser submetidos a esse tratamento rude e injusto??? Somos tão santomenses e temos mesmos direitos que qualquer estudante em qualquer outro país. Se o governo quer adoptar soluções estremas, a gente também deve ser radical, temos que exigir-lhes o seguinte: se querem abaixar a bolsa para apoiar os outros estudantes que não recebem, não somos apenas nós estudantes no Brasil que temos de pagar por isso, consequentemente teriam que abaixar na mesma percentagem a bolsa de todos os estudantes santomenses espalhados pelo mundo a fora que têm bolsa do governo santomense, independentemente da situação económica do país que esses estudantes estiverem( embora eu pense que a solução para este problema não esta em abaixar o valor da bolsa).


Temos de estar unidos nessa causa amigos, não adianta ficar esperando que uns façam pela gente, cada um de no’s aqui no Brasil temos as mesmas responsabilidades, pois se for pra vencer qualquer causa todos venceremos com isso, mas se também for pra perder podem ter a plena certeza de que todos também perderemos. Não fiquemos parados, não vamos ter medo, tentemos ser um GRUPO!!

Já andei recebendo mensagens de muitos colegas dando apoio nesta nossa causa e oferecendo o seu contributo para qualquer que seja a forma de protesto que se arrumar. A ideia inicial é elaboração de uma carta de manifesto que será enviada aos órgãos do governo e aos órgãos da comunicação social (jornais, radio nacional, RDP-Africa).


Importante: essa carta apenas será enviada se a proposta for aprovada no conselho de ministro não antes disso. Esta sendo formado um grupo para elaborar a carta, as pessoas que também queiram participar directamente na elaboração da carta podem enviar uma mensagem para mim ou Agnel Bengala (nellydafama@hotmail.com), e as outras mandem sugestões sobre o conteúdo a ser posto na carta.
Vamos todos tentar fazer a nossa parte!!!!!!!!!!
Termino deixando um abração a todos.

Carlos Miguel Amado da Conceição (Camy)Estudante de Engenharia de Minas ( Universidade federal de ouro preto-UFOP)

Google