Um Momento de Reflexão por STP - Um espaço ao dispor de todos os amigos de STP

sábado, julho 08, 2006

PATRICE VERSUS FRADIQUE – FACES DE UMA MESMA MOEDA!


Cada eleição que passa/realiza, nós, os sãotomenses temos manifestado como tendo sido ingénuos e contaminados pelo banho. Por isso, sorrimos e rimos de nós mesmos. No fim, geralmente exclamamos que pelo menos fomos de todo uns tolos, bobos e otários quando votamos em velhacos, canalhas e cafajestes políticos. Quando o banho termina, ficamos perplexos mesmo antes dos ditos eleitos começarem com as suas barbáries. De “peito aberto e para frente”, lema do CÓDO, partido do amor, da paz e do coração, quando era e bem dirigido por meu estimado amigo Albertino Neto, aqui estou eu, de peito aberto e para frente, para questionar o que trouxeram para STP, depois de 15 anos os presidentes da república, Miguel Trovoada e Fradique de Menezes.


Para quem não sofre da miopia e/ou daltonismo político, os programas e as fraseologias discursivas dos diferentes candidatos e seus partidos políticos de suporte têm um defeito: é de parecerem ser bons demais. Miguel Trovoada e Fradique de Menezes durante as suas magistraturas trouxeram e impuseram a STP sucintamente e com as devidas consequências: 1) – a reconhecida descrença, o cepticismo, a desconfiança e a desmotivação dos sãotomenses face a qualquer eleição e face aos políticos de STP; 2) – o desvanecimento dos militantes e simpatizantes de todos os partidos políticos e dos sãotomenses em geral. Isto, devido ao afastamento propositado dos eleitos aos eleitores e aproximação dos eleitos a falcatruas, no/do poder que se diz representativo. Ora, quer Patrice Trovoada herdeiro da monarquia e oligarquia nacional exploradora, e ainda, representante dos interesses políticos de Angola, quer Fradique de Menezes, sucessor do narcisismo-psicótico africano, e ainda, representante dos interesses dos generais nigerianos, são ambos as diferentes faces de uma mesma moeda.

A união partidária em dois blocos é obviamente premeditada para que simplesmente um e outro (Patrice e Fradique) se mostrem com mais visibilidade e nada mais. Não há brilho algum ou mérito. Mas sim, muita opacidade dos valores democráticos nestes dois candidatos. São candidatos da descrença e descontentamento democráticos. Ambos candidatos são discípulos de Miguel Trovoada e da sua política. Este, Miguel Trovoada é legatário e símbolo das velhas e toscas memórias de políticos africanos e do terceiro mundo dos chamados anos 60; como Bongo, Mobuto e outros. Desencadeadores de fuga de cérebro nacional, corrupção política e económica, pedofilia e prostituição africana, o banho, mentira, calúnia, bufaria, miséria extrema e todos outros males que STP vivencia e experimenta. A disposição dos dois blocos partidários em apoio aos seus dois candidatos, seus cálculos e os pactos que celebram determinarão as probabilidades de uma abertura para a ditadura mascarada de democracia. E, do estado de direito e os traços mais marcantes que esta última virá a assumir e porque Somos Sãotomenses!!

Google