Um Momento de Reflexão por STP - Um espaço ao dispor de todos os amigos de STP

terça-feira, julho 11, 2006

NEVROSE DA DÚVIDA OU DECLÍNIO DO MLSTP/PSD

"Só é possível darmo-nos aos outros se não nos esquecermos de nós. Se somos diferentes daquilo que sonhámos ou planeámos, nunca poderemos dar felicidade aos outros, porque somos frustrados, amargos, cáusticos, feios e maus "

Num partido democrático, após a perda da liderança na governação do país pelo MLSTP/PSD, os dirigentes poriam os seus lugares a disposição dos militantes para eleição de um novo corpo directivo. Não há razões democráticas que justificam que as representações jurídica (presidência) e política (secretaria-geral) do MLSTP/PSD sejam as mesmas sem o pronuncio público dos seus militantes. Sempre pareceu claro que, MLSTP/PSD era composto de duas facções diametralmente opostas, quer dizer, bem distintas. Um MLSTP, cujos militantes têm um espírito de sabe-tudo, que é caduco, recusa o saber, radical, fundamentalista, enfraquecido, denso, impenetrável, ultrapassado, decadente, indisposto a correcção, não cede a crítica, daltónico e ainda, amalgamado de um parcimonioso narcisismo-psicótico terceiro mundista. Daí a justificação desses militantes caducos do tal MLSTP para justificar o apoio a Patrice com frases feitas como “orgulhosamente sós”. É o tal MLSTP/PSD que age com fundamento nos seus preconceitos e estereótipos, que “vê” o mundo bidimensional. Logo, atira-se a missões reconhecidamente arriscadas, como a actual – seu candidato é Patrice Trovoada. É este MLSTP que não consegue distinguir o real e o que é apenas fruto da sua (deles) imaginação, como é o caso presente de apoio a Patrice. Este que não reconhece que é apenas no diálogo claro, directo, objectivo e sem demagogias, que nos leva a esclarecer os pontos obscuros. Entendo esse MLSTP/PSD porque dialogar dói mais do que se imagina.

Outro, o MLSTP a que se chamou PSD, um pouco flexível, relativamente aberto, disposto ao saber e tenta diferenciar objectivo de estratégia política. Corrupção política? A corrupção corrói a democracia MLSTP/PSD!. A divisão interna e duradoura do MLSTP/PSD, perda do poder nas últimas eleições legislativas, recusa de Pinto da Costa a candidatar-se, descapitalização e dívidas, má imagem de alguns dirigentes, pressões criadas/inventadas com promessas a mistura de chamados amigos políticos estrangeiros (ingerência em assuntos políticos), desgaste, indisciplina política, ausência de coragem e inteligência política e a opção explicita pela compra das consciências dos sãotomenses (o banho) constituíram premissas primárias para o suicídio, ou melhor, para o homicídio do MLSTP/PSD. Este, por parte de Patrice Trovoada. Mesmo não sendo eu um político, portanto, não sendo eu militante do MLSTP/PSD fiquei quasi azabumbado. Pois, é caso para dizer uma vez mais STP bloqueou. É o MLSTP que “deu” a nós os sãotomenses a cidadania, partido de libertação e da independência, partido que dirigiu o país quase 30 anos, que tem neste momento 22 deputados, partido com maior implantação territorial, ..., e, não consegue ter o seu candidato.

Que garantias políticas o MLSTP/PSD tem para o país e para si com a possível eleição (não acredito) de P. Trovoada? Que garantias o MLSTP/PSD tem que com possível eleição (duvido) de P. Trovoada o país terá como alternativa governação estável? Fradique de Menezes também o garantiu e então? Apesar de oposição interna e de restantes militantes do MLSTP/PSD, este partido tenta, digo em vão, explicar o inexplicável aos sãotomenses e aos seus militantes esse declínio e humilhação da/na sua moral política. Ou seja, a insensatez em apoiar Patrice Trovoada, descendente da oligarquia política exploradora, que o próprio MLSTP/PSD não conhece. Ou porque pensa com os seus intestinos ou porque tem um raciocínio aristótelico. Mais ainda, com discursos demagógicos e ultrapassados esquecendo por miopia que ninguém vota na racionalidade; e porque, Somos Sãotomenes!

Google