Um Momento de Reflexão por STP - Um espaço ao dispor de todos os amigos de STP

terça-feira, março 04, 2008

“Está a Brincar, Sr. Presidente”!

Sim, é esta a questão. A democracia tem destas coisas Sr. Presidente! A gestão do poder é um jogo: jogo do poder. Por isso que, com o espírito lúdico sugere de facto estar a brincar com as vidas de milhares de sãotomenses. É visível; se os políticos sãotomenses gastam tempo, aceita-se. Mas, a pensar nas populações e suas representações mais ou menos democrática (sindicatos, partidos políticos e outros) como peões do seu xadrez pessoal. Não é novidade; pois não, que, quando um sãotomense ou uma instituição ou mesmo, um agrupamento humano nacional manifesta abertura face à luz do saber transforma-se de imediato num perigoso obstáculo a eliminar pelo poder. Há 30 anos que convivemos com isso. Sr. Presidente, com os mandatos do presidente que lhe antecedeu, Miguel Trovoada e com os seus, STP tornou-se num país inviável e ficcional. Sabe porquê? A ausência de uma classe política de qualidade em quantidade e combinado com interesses ligados a riqueza imediato do petróleo. Daí o saudosismo de alguns de nós. Por esse motivo, Sr. presidente, porque o desejo nunca foi colocar os melhores e mais capazes a gerir o destino do país, STP mergulhou na obscuridade mental, tornando deste modo paraíso de corruptos, estúpidos, malandros, camaleões que sem escrúpulo exibem sempre a bandeira da democracia. Trata-se de uma questão de carácter, ou de não saber fazer, ou ainda, de entender que STP é um território de amigos do presidente da república? No mundo determinista, seria plausível fazer uma estatística para representar o número de ministros de educação, saúde e outros que passaram pelos respectivos ministérios num país com um pouco mais de 100 000 habitantes durante o seu mandato, ou se quiser ainda, durante os 30 anos da independência. E os resultados? Já contabilizou o custo destas mudanças para que tudo fique na mesma, ou seja, ao gosto do presidente em exercício? Já enxergou o traço ou se quiser, o carácter dos ministros que tiveram a sua concordata através dos seus passados recente e presente? Estabeleceu alguma comparação consigo próprio? Já descortinou? Já constatou que o processo eleitoral em STP é caracterizado pelo desprezo, a fadiga e o desinteresse crescente da população devido a actividade de alienação do eleitor sãotomense? Já percebeu que as razões deste muito mal-estar são mais que muitas? Já entendeu que a indiferença geral da população é de facto uma manifestação de maturidade e protesto do eleitor sãotomense? Já imaginou o que seria para si e os seus se o objectivo das campanhas políticas fosse eleger o melhor e, sobretudo, as melhores ideias governativas face a uma realidade socioeconómica e cultural devidamente investigada? Então Sr. presidente, com devido respeito, fica a sugestão: que veja mais e bem para STP que o seu umbigo.
Governar tiranicamente, embora com o nome da democracia, através de umas eleições que só convencem aos compradores de votos e dos observadores que vão a STP tratar da sua própria vida tem um preço a médio ou longo prazo. Os exemplos são intermináveis, desde Pinochet passando pelo Mobuto até ao ditador indonésio Haji Muhammad Suharto. Sr. presidente, o afastamento de sãotomenses admitamos, capazes e competentes da política é devido ao efeito de enjoo. Ou seja, não têm hipótese porque uma boa parte do país está nas mãos dos estúpidos, logo corruptos. E, consequentemente, estes não estão dispostos a optar por atalhos ditados pela estupidez e, com isso, perdem a vez face a estúpidos que, graças a esses atalhos, chegam rapidamente ao poder. Os governos dos seus mandatos e dos que lhe antecederam não avaliaram a si mesmo nem forneceram aos outros elementos para que se os avaliem. Em contrapartida, têm apresentado dados que convençam aos outros de que foram bons governos. Sr. Presidente, STP não pode e não deve continuar a ser dirigido pelos mesmos camaleões (os que mudam de partido e orientações ideológicas conforme circunstâncias políticas ou a cor política do presidente) de há 30 anos e/ou seus herdeiros; sucessores de caducas tradições e sem qualquer cultura democrática. Não causa surpresa a escolha dos membros do governo começando pelo primeiro-ministro. Entretanto, provoca muita e muita indignação. Nenhum país com as características de STP, país com muitos jovens, com um índice tão elevado de desempregados sugere a qualquer pessoa com pé na terra consequências e, a posteriori poderão ser demasiado grave. É prioridade antes de tudo dar atenção a dimensão social que umbilical, Sr. Presidente, porque Somos Sãotomenses!

Google

6 Comments:

  • De acordo com o temas de artigos por si publicados, julgo ser pertinente que faça uma visita cautelosa e paciente ao meu blog e tire as sua ilações:
    http://santomense.blogspot.com

    Iyemanja zuda non,
    Jykiti

    By Anonymous Anónimo, at 11 abril, 2008 22:05  

  • olá

    By Anonymous Anónimo, at 26 agosto, 2011 18:29  

  • Olá, Mário, quanto tempo...
    Ana Cristina-Rondônia

    By Anonymous Ana, at 19 outubro, 2012 11:07  

  • I am actually delighted to glance at this blog posts which includes
    tons of valuable information, thanks for providing such data.



    Check out my blog post ... more about

    By Anonymous Anónimo, at 06 março, 2013 09:46  

  • I was able to find good advice from your content.

    Also visit my blog post: more

    By Anonymous Anónimo, at 06 março, 2013 12:13  

  • Pretty great post. I simply stumbled upon your blog and wished to mention
    that I have truly enjoyed browsing your blog posts.

    In any case I'll be subscribing on your feed and I am hoping you write once more soon!

    Have a look at my blog - click next

    By Anonymous Anónimo, at 19 março, 2013 21:18  

Enviar um comentário

<< Home